Passeios embarcados de observação de baleias liberados em 2016

Uma vitória para todos.

87518584

Proibido há dois anos, a Justiça Federal de Santa Catarina liberou o Turismo de Observação de Baleias no litoral sul de Santa Catarina. Para isso, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deverá realizar as medidas necessárias e eficazes para a proteção das baleias-francas, assim como fiscalizar as empresas responsáveis pela ação com uso de embarcações, com ou sem motor. A liberação será permitida se seguir procedimentos exigidos pelo ICMBio, como a distância de cem metros entre embarcação e baleias e a prática somente em 2 ou 3 meses do ano.

Conforme o associado da ACIM Praia do Rosa e presidente da Turismo Vida, Sol e Mar, Enrique Litman, a liberação veio como um presente para os turistas e para os empresários de Imbituba e região. “É o início de uma vitória. Sem dúvida, a atividade pode trazer muitos ganhos para todo o litoral sul, não só no retorno dos turistas na temporada de inverno, entre julho e outubro, quando as baleias visitam o estado. Mas também pela pesquisa, pois o turismo de observação traz biólogos, ecologistas e apaixonados pelas baleias. É um turismo qualificado e que ajuda na preservação dos gigantes mamíferos, que terão agora uma ação reguladora que as protege, símbolo cultural da região”, comemora Litman.

Em 2016 a Praia do Rosa estará com a campanha “Temporada da Baleia Franca – O Espetáculo”, com traz diversos eventos e promoções que acompanham a vinda das baleias com atrações culturais, gastronômicas e esportivas. Toda a programação será divulgada em nossas redes sociais, website e grande imprensa.  Venha ver!instagram_temporada_das_baleias_praia_do_rosa_2016